41 3029.6154RESERVE AGORA

Anarco

História

 

anarco-historia-1

O nome Anarco tem origem da Colônia Socialista Cecilia, formada por italianos instalados no município de Palmeira, no Paraná, considerada por muitos estudiosos como a matriz dos movimentos sociais do Brasil.

Anarco

O nome “Anarco” foi inspirado no termo grego ἀναρχος – Anarkhos, que significa “sem governantes”.
É uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que defendem a ausência de todas as formas de governo compulsório e de Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita e, assim, preconizam os tipos de organizações libertárias baseadas na livre associação. Vale ressaltar que anarquia significa ausência de coerção e não a ausência de ordem.
O Anarco não poderia começar de forma diferente ao que seu nome prediz, algo que foge dos padrões e traz até nós uma gastronomia espontânea, livre e evolutiva.

anarco-historia-2

O restaurante Anarco teve seu início em um encontro entre amigos realizado aos sábados. Era um encontro enogastronômico, anexo ao Empório Anarco. Com uma mesa e algumas cadeiras, e um fogareiro, cozinhavam uma massa e usava-se a criatividade. Degustavam-se vinhos, champagne, e desse encontro, nasceu o restaurante. Muitas pessoas procuravam este local, para participar e saborear o que ali fazia-se. Com o passar do tempo, a procura aumentou, e houve a necessidade de criar mais espaço e condições que se adequasse a um espaço de restaurante.

anarco-historia-3

Fundado em 1991 por Ilsa Artusi Agottani, descendente de integrantes da Colônia Socialista Cecilia e que cresceu ouvindo os louváveis elogios gastronômicos feitos à sua avó paterna, Crimeni Artusi, os apreciadores assim se manifestavam: “tem de ser uma Artusi”, devido ao renomado gastrônomo e escritor Pellegrino Artusi, (1820-1911) que escreveu: A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem.
 
anarco-historia-4

O Anarco Empório e Restaurante está localizado no charmoso Mercado Municipal de Curitiba, bem no coração da capital, com o melhor da gastronomia italiana, especiarias e vinhos. Seus frequentadores cultuam a originalidade, numa mistura de gastronomia, sabores e história.
 
 

A Chef

 

anarco-historia-ilsa

Ilsa Artusi Agottani, sócia-proprietária do Empório e Restaurante Anarco e bisneta do casal Tranquilo Agottani e Adele Artusi, que participaram na Itália ao lado de Giovanni Rossi da experiência em Cittadella e integraram a Colônia Cecilia desde sua fundação, tendo sido uma das últimas famílias a deixá-la.